Blog

Torcida do Bafo

Confira as últimas notícias do Comercial
.......

Ultimas Notícias

Pesquisar no blog

Além das quatro Linhas - Comercial Basketball

Leão entra em quadra e apoia equipe de basquete sobre rodas


Nesta semana comemorasse 27 anos da Lei de Cotas que garante oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência,e o Leão esta fazendo parte dessa mudança. Recentemente uma parceria foi realizada entre o Comercial FC e a equipe de Basquete sobre rodas da ADAD, Associação de amigos Deficientes e a história de superação desse pessoal é bem incentivadora.

Para falar da parceria é importante ressaltar a história da Associação e de seus associados e com isso precisaremos voltar ha alguns anos.


História

Praticado inicialmente por ex-soldados Norte-Americanos que haviam saído feridos da 2° Guerra mundial e em hospitais ingleses como forma de reabilitação, o Basquete sobre rodas é o único esporte realizado em todas as edições dos jogos paralímpicos.
Vindo para o Brasil há mais de 40 anos também tem forte ligação com os jogos, sendo o primeiro esporte praticado pelos atletas paralímpicos brasileiros.

Em São Paulo, os idealizadores levaram a modalidade para o Lar Escola São Francisco onde criaram um grupo para a prática do esporte. Uma das pessoas presentes, o sr José Pinho de Oliveira, falecido ha pouco mais de dois meses, era de Ribeirão Preto e estava presente nas primeiras ideias e trouxe algumas delas para nossa cidade criando aqui o seu grupo para a difusão do basquete sobre rodas.

Durante alguns anos, sr José Pinho fez o possível para manter viva a ideia mas com algumas dificuldades teve que suspender o projeto por um tempo, porém, tratando como uma pérola a ser lapidada, mais recentemente conseguiu retornar com seu sonho.
Ainda naquele momento a associação ainda não havia sido fundada, porém, alguns integrantes já estavam lado a lado com o sr Pinho na busca de concretizar a solidificação do projeto que em 2010 pode finalmente se fazer presente na nossa cidade.
No princípio a instituição se preocupava mais com o social através de bazares e campanhas de vendas de pizza para ajudar pessoas com deficiência com muitas necessidades através de ajudas com cestas básicas. e em 2013, constituída por atletas paralímpicos, se voltou a atender a essa população e direcionaras pessoas com deficiência.
Em Julho de 2013 a Associação passou a ter o apoio da Secretária Municipal de Esportes de Ribeirão Preto, e desta forma conseguiram novas cadeiras de rodas para equipe, uniformes e materiais.

A EQUIPE

Com 16 atletas, o basquete sobre rodas já disputa o Campeonato Paulista e esta em atividade este ano com 4 jogos realizados. Em razão da dificuldade de reunião das equipes para a continuidade, os jogos são realizados conforme disponibilidade das equipes, que apesar de rivais em quadra, são totalmente parceiras fora das 4 linhas.

Muitos atletas são oriundos de algum tipo de acidente ou violência que ocasionaram suas paralisias e mesmo com tantas dificuldades não pensam em desistir do esporte.


OS INTEGRANTES

A assessoria do Comercial e a fotógrafa Tati Gomes foram até o treino acompanhar a rotina dos atletas e realizar um bate-papo com alguns personagens dessa grande história.

A ideia de ligar o nome do Comercial ao time de basquete sobre rodas veio do atleta Cadim que curiosamente em sua adolescência era atacante nas categorias de base do Leão e é primo do nosso goleiro da equipe principal Wesley.
Em contato com nosso vice-presidente Davi Isaac, Cadim pode apresentar o projeto que posteriormente foi repassado a diretoria que prontamente acatou ao pedido. "Sempre foi um sonho vestir a camisa do Leão. Sofri uma violência onde perdi o movimento das pernas e por ser apaixonado por futebol nunca pensei em abandonar os esportes. Vi uma oportunidade de voltar a jogar mas agora com as mãos e me sinto realizado de hoje vestir o manto alvi-negro", comenta Cadim que é um dos mais antigos do grupo.


Além de Cadim com 42 anos a equipe conta com, Anderson 41, Cesar 45, Deivid 16, Edvaldo 40, Everaldo 25, Ibraim 38, João Paulo 46, Kenned 35, Marcelino 58, Renato 40, Roque 47, Rodrigo 46, Samuel 18, Wagner Rocha 40 e Wagner Roberto com 63 anos e um dos pioneiros da Associação. Comandando a equipe temos o treinador Weber Angelo.

Questionados sobre as dificuldades ocasionadas pela deficiência a resposta foi unânime que "problemas todos tem, independente se for cadeirante ou não, desistir de ser e fazer o seu melhor é o que vale nesta vida".

Muitas histórias emocionaram nossa assessoria, alguns eram crianças e quase perderam suas vidas, jovens que sofreram acidentes e tiveram que mudar o foco dos seus sonhos e alguns casos de paralisia infantil como é o caso do Deivid o atleta mais novo da equipe.

No decorrer do bate-papo, surgiram alguns momentos marcantes como a união no apoio entre eles. Wagner Roberto, o mais experiente entre eles cita a força que cada um deposita sobre o outro quando se é necessário. "Somos uma família. Aqui todos tem sua limitações, seus problemas individuais e estamos um pelo outro, para mostrarmos que a nossa força vem exatamente desta união de saber ouvir e falar quando se necessário, mas principalmente de estarmos presentes na vida de cada um"


Entrando nas questões mais sociais, falamos com Wagner Roberto sobre as opções em diversos setores na cidade para que analisarmos o efetivo da inclusão.
Oportunidades de emprego vem crescendo, segundo Wagner Rocha, que atualmente realiza um dos cursos oferecidos pelo SENAI, as empresas estão abrindo portas, os deficientes físicos estão se esforçando para conquistar seu espeço no mercado de trabalho mas falta mais incentivo nesse departamento.

Quando o assunto vai para o sistema público, já se vê uma negativa da equipe. Apesar da acessibilidade em transporte público recentemente vista em nossa cidade, o numero de carros que rodam por dia não atende com tamanha atenção não somente aos cadeirantes e quando citado a infra-estrutura da cidade os comentários foram inúmeros. O maior deles é a qualidade das calçadas da cidade que nem sempre estão adequadas para o translado e ao precisarem ir para a rua, a qualidade do asfalto também os prejudica.

Alguns comentam que antigamente para participar de treinos chegavam a vir sobre suas cadeiras de bairros distantes até a Cava do Bosque que é onde os treinos acontecem até os dias de hoje.


O CAMPEONATO

A fundação da Federação Paulista de Basquete Sobre Rodas, aconteceu devido a necessidade da existência de um órgão Estadual oficial para filiar e orientar as equipes paulistas desta prática esportiva.

Assim em 12 de Abril de 1997, junto com a C.B.B.C (Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas), que havia necessidade da existência de três federações estaduais para sua fundação, foi fundada a F.P.B.S.R.(Federação Paulista de Basquete Sobre Rodas) na cidade de Campinas, interior de São Paulo.

Pela promessa que com a fundação da CBBC, as Federações a ela filiadas teriam recursos oriundos do Governo Federal, as equipes paulistas seriam ainda mais motivas para a fundação e filiação, mas infelizmente com a nova legislação, a Lei Pelé tirou a necessidade de existir três Federações para a fundação de uma Confederação, desmotivando fundações de novas Federações e fazendo com que a própria CBBC não reconhecesse a Federação Paulista, o que fortaleceu ainda mais a união, a vontade e a garra de seus Clubes filiados, em 1998 organizou seu 1º Campeonato Paulista apenas com recursos vindos dos seus clubes filiados e ainda hoje a Federação Paulista se mantém como o estado que mais se pratica basquetebol em cadeira de rodas no Brasil, apoiada pelo Governo Estadual através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, possibilitando assim a organização dos maiores torneios e campeonatos do Brasil.

O time do basquete do Leão disputa o paulista este ano. Para maiores informações como tabelas de jogos e classificação basta acessar fpbsr.com.br/#


O JOGO

Conheça um pouco sobre as regras do jogo do basquete sobre rodas.


A equipe realizou uma ação para se apresentar para a torcida na partida entre Comercial x Paulista que aconteceu neste fim de semana na Joia.


Além do apoio da Prefeitura de Ribeirão, a equipe conta também com a venda de uniformes para arrecadar fundos para a participação do Campeonato Brasileiro.

O site da Associação para contato é www.adad.org.br.




Fonte: Comercial Futebol Clube

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários :

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Aplicativo

Aplicativo
Clique na imagem para fazer o download