|
Há 38 anos o ex-ponta-esquerda do Comercial Celso Orlandin teve seu grande momento como jogador. Com apenas 17 anos, foi promovido ao time principal do Leão do Norte pelo então técnico Alfredo Sampaio, o Alfredinho, e teve a oportunidade de disputar o Campeonato Paulista de 1977 ao lado de grandes nomes da história do clube, como Ortiz, Pedro Omar, Carlos Hansen, Jáder e Ziquita. “Aquele ano me marcou muito, estava acostumado a ver aqueles caras na TV, me espelhei muito neles”, contou Orlandin.
Hoje, aos 57 anos, Orlandin está longe dos gramados. Ele parou de jogar em 1993, aos 33 anos, devido às sucessivas lesões. A alternativa foi se aventurar em outra área. Há 15 anos o ex-ponta-esquerda, que infernizava as defesas contrárias com sua velocidade, trabalha como encarregado de estoque em uma loja de autopeças de Ribeirão Preto.
“Minha atividade atual é bem diferente de jogar futebol, mas estou contente. Não foi fácil parar, já estava acostumado com aquela rotina. Aos poucos fui me organizando, logo depois que decidi parar de jogar montei uma doceria no Centro [de Ribeirão Preto], mas depois fui convidado para trabalhar na loja de autopeças onde estou até hoje”, relembrou Orlandin.
Bronca do ‘Tio’
Em 1974, o ex-jogador chegou ao Comercial com o apelido de “Guardinha”, numa referência à atividade que exerceu na adolescência. Orlandin trabalhou na Guarda Mirim por três anos. Insatisfeito com a forma que o atleta era conhecido, Alfredinho exigiu que Orlandin mudasse de nome. “Quando eu subi para o profissional, ele [Alfredo Sampaio] ficou bravo e falou que eu teria que usar o meu nome”, disse.
Celso Orlandin (agachado, o segundo da esq. para a dir.), quando defendia o Leão (Foto: Reprodução) |
Crise
Apaixonado por futebol, Celso Orlandin guarda momentos marcantes de sua passagem pelo Comercial, onde teve a oportunidade de iniciar a carreira em 1974, na base. Mas a atual fase do Leão, que amargou nesta temporada o segundo rebaixamento para a Série A3 do Paulista em sete anos - já havia caído em 2009 -, preocupa o ex-atleta, que mantém a paixão pelo clube que passou a admirar desde a infância. “É difícil ver o Comercial nesta situação, já disputamos uma primeira divisão de Campeonato Brasileiro”, relembrou o ex-ponta-esquerda.
Na última vez em que Orlandin esteve presente no Palma Travassos, o Comercial venceu o São José por 1 a 0, em duelo válido pela Série A2 de 2011. Na ocasião, o Alvinegro comemorou o acesso para Série A1 após 25 anos.
PERFIL
NOME COMPLETO: Celso Orlandin
POSIÇÃO: Ponta-esquerda
NASCIMENTO: 27/11/1957, em Ribeirão Preto (SP)
CLUBES: Comercial, Barretos, Sertãozinho, Linense e Sãocarlense
1978
Foi o ano em que Celso Orlandin disputou a primeira divisão do Campeonato Brasileiro pelo Comercial
7
gols fez Celso Orlandin em seu primeiro ano na equipe profissional do Leão. Ele defendeu o clube no Paulista de 1977
O TIME TITULAR DE CELSO ORLANDIN
Ortiz; Marco Antônio, Leonardo, Vágner, Élcio; Pedro Omar, Maurício, Vânder, Carlos Hansen; Anselmo e Celso Orlandin. Técnico: Alfredo Sampaio
Fonte: Jornal A Cidade
0 comentários :
Postar um comentário